26/8/2011
Utilizar experiências lúdicas para fixar conteúdos aprendidos em sala é uma ferramenta poderosa para incrementar o ensino. Aproveitando a estrutura do Rio Branco, a professora dos terceiros anos do Ensino Fundamental, Kimberly Barbeitos, preparou uma série de atividades para discutir o desequilíbrio ambiental e a ameaça de extinção de diversas espécies animais.
Depois de lerem e se aprofundarem sobre o assunto, os alunos assistiram ao filme Rio, que trata sobre o tráfico de animais selvagens. Feitos os comentários e deliberações iniciais, foi a vez dos jovens se entreterem em um jogo com os personagens da obra.
Kimberly aproveitou o envolvimento das turmas para encerrar o tema convidando todos a produzirem uma arara-azul, ave ameaçada de extinção, com sucata. Após o fim dos trabalhos, as crianças ainda se divertiram com um jogo da memória com os animais em extinção. Tudo para que os alunos soubessem como a natureza muitas vezes destrutiva do homem desequilibra nosso ecossistema.
- Através da atividade foi possível às turmas compreender o processo de extinção dos animais e encontrar soluções para diminuir tal dano ao meio ambiente – explicou a professora.
Os alunos aprovaram as atividades e depois das aulas mostraram-se afiados ao listar espécies ameaçadas e até mesmo em sugerir ações para parar com esse processo. Resultado alcançado em mais uma aula divertida, diferente e aprovada por todos.
Confira como foram essas atividades divertidas!