1/3/2012
De olho em técnicas diferentes para auxiliar os alunos no aprendizado, as professoras do G4 Ellen Rocha e Camila Furlan prepararam uma atividade especial para introduzir alguns conceitos relacionados à língua e o alfabeto como a consciência fonética articulada à sua grafia.
Os alunos trouxeram de casa os brinquedos de que mais gostavam e a partir daí as professoras trabalharam o conceito de atributo, separando os brinquedos de meninos, de meninas e de todos. O passo seguinte foi cada jovem escolher em um alfabeto móvel a primeira letra do artigo trazido de casa.
Para concluir o estudo, as professoras juntaram as turmas e contaram quantos brinquedos haviam em relação à seleção de atributos (qual letra era a que possuía mais brinquedos, por exemplo) e em relação à letra inicial (quantos brinquedos começavam com determinada letra).
Dançando sobre as letras
As turmas voltaram a abordar a decodificação de letras em uma atividade chamada de "Dançando sobre as letras". Nela, os jovens se divertiam com uma música tocada pelas professoras e assim que o som parava, eles escolhiam uma letra e escondiam do amigo. Então as professoras pediam para que fosse vinculada a um nome de um amigo ou animal e assim todos tentavam descobrir qual era a letra oculta.
O resultado foi comemorado pelas professoras, uma vez que os alunos não só participaram ativamente como atingiram todos os objetivos traçados.
Veja como foram as atividades!