Home

Login para pais/alunos com a nova senha:

  • RM:
  • Senha:
  • Participe!
  • Curta o RB no Facebook!
  • Assista ao canal do RB no Youtube!
  • Siga o RB no Twitter!
  • Parceiros
  • Sistema Anglo de Ensino

1/3/2012

Infantil em Notícia



G4 usa brinquedos e dança para estudar o alfabeto

Os alunos não só participaram ativamente como atingiram todos os objetivos traçados.
Os alunos não só participaram ativamente como atingiram todos os objetivos traçados.


De olho em técnicas diferentes para auxiliar os alunos no aprendizado, as professoras do G4 Ellen Rocha e Camila Furlan prepararam uma atividade especial para introduzir alguns conceitos relacionados à língua e o alfabeto como a consciência fonética articulada à sua grafia.

Os alunos trouxeram de casa os brinquedos de que mais gostavam e a partir daí as professoras trabalharam o conceito de atributo, separando os brinquedos de meninos, de meninas e de todos. O passo seguinte foi cada jovem escolher em um alfabeto móvel a primeira letra do artigo trazido de casa.

Para concluir o estudo, as professoras juntaram as turmas e contaram quantos brinquedos haviam em relação à seleção de atributos (qual letra era a que possuía mais brinquedos, por exemplo) e em relação à letra inicial (quantos brinquedos começavam com determinada letra).

Dançando sobre as letras

As turmas voltaram a abordar a decodificação de letras em uma atividade chamada de "Dançando sobre as letras". Nela, os jovens se divertiam com uma música tocada pelas professoras e assim que o som parava, eles escolhiam uma letra e escondiam do amigo. Então as professoras pediam para que fosse vinculada a um nome de um amigo ou animal e assim todos tentavam descobrir qual era a letra oculta.

O resultado foi comemorado pelas professoras, uma vez que os alunos não só participaram ativamente como atingiram todos os objetivos traçados.

Veja como foram as atividades!