2/3/2012
Além de estimular o hábito da leitura, o Rio Branco também se preocupa com a formação cultural dos seus alunos e prega a necessidade dos jovens buscarem informações diariamente nos jornais, que ainda reinam absolutos quando o assunto é credibilidade da informação.
De olho neste campo, a professora de redação Vivian Mello desenvolveu com os oitavos anos uma atividade de interpretação de texto com um exemplar de O Estado de São Paulo. Os alunos destrincharam a publicação para analisar o discurso jornalístico, suas características e fundamentos principais.
Para explicitar as diferenças a professora utilizou todos os cadernos e mostrou como as abordagens ganham tons diferentes. De quebra, mostrou como um jornal é dividido e explicou o que cada caderno aborda.
Desde o momento da explicação as turmas reagiram com grande interesse e muitos tiveram o primeiro contato com editorias como Economia e Internacional.
Após as explicações da professora, os alunos debateram o que foi apresentado e discutiram as diferenças mais marcantes, além de interpretar todos os textos. O resultado final foi considerado excelente, pois além de aprender conteúdos importantes, os jovens também gostaram do contato com o jornal e ficaram estimulados a ler com frequência.
Veja fotos da atividade