Home

Login para pais/alunos com a nova senha:

  • RM:
  • Senha:
  • Participe!
  • Curta o RB no Facebook!
  • Assista ao canal do RB no Youtube!
  • Siga o RB no Twitter!
  • Parceiros
  • Sistema Anglo de Ensino

2/3/2012

Sala de Aula



Terceiro ano aprende ciência brincando

A abordagem prática do tema surtiu grande efeito
A abordagem prática do tema surtiu grande efeito

Desmistificar a ciência é a chave para transformar as aulas em momentos agradáveis. A professora Cristiane Cirello, do terceiro ano A, liderou uma atividade onde os alunos esqueceram estar em aula e mergulharam em uma divertida experiência para entender um pouco da atmosfera terrestre.

Cristiane levou as turmas à cozinha da escola e utilizou uma bexiga e uma garrafa Pet para demonstrar como o ar quente e o ar frio são diferentes. O primeiro passo foi encaixar a bexiga na boca da garrafa e levá-la a uma bacia com água bem quente. Com o calor da água, o ar começou a se expandir e inflou a bexiga.

O passo seguinte foi provocar justamente o fenômeno inverso. Em uma vasilha com água fria, a professora mergulhou a garrafa e as turmas rapidamente viram a bexiga murchar, resultado da contração do ar.

Enquanto realizava o experimento, a professora explicou as diferenças entre os tipos de ar e os alunos debateram o tema. A abordagem prática do tema surtiu grande efeito, uma vez que a turma participou ativamente da aula e não escondia a admiração ao ver o fenômeno acontecer.

Veja fotos da aula!