15/3/2012
Ciência que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações, a matemática tem uma história milenar que registra fatos até 300 anos a.C. Uma área tão rica e vasta certamente tem uma trajetória digna de estudos. E foi isso que os alunos dos quintos anos A e B fizeram.
A professora Jucelma Balmant resolveu deixar um pouco os números de lado e estudou com os alunos as origens e a história da matemática, sua importância na nossa vida e demonstrou como a ciência está presente praticamente durante todo o tempo.
Além de estudar seu histórico, as turmas foram instigadas em um debate que gerou inúmeros pontos de vista: seria possível vivermos em um mundo sem números? Como isso seria? A partir daí, os jovens trocaram argumentos e perceberam que seja na hora de pedir um sapato ou para identificar nosso peso e altura, os números estarão presentes e é impossível de substituí-los.
Depois de anotarem as ponderações e conclusões mais importantes, os alunos foram divididos em turmas e fizeram uma apresentação com um cartaz para os demais colegas pontuando o que acharam de mais relevante na discussão.
- A aula ajudou a alcançar um dos nossos objetivos, que era reconhecer que a matemática é importante e faz parte do cotidiano - ressaltou a professora.
Veja as fotos da aula