Home

Login para pais/alunos com a nova senha:

  • RM:
  • Senha:
  • Participe!
  • Curta o RB no Facebook!
  • Assista ao canal do RB no Youtube!
  • Siga o RB no Twitter!
  • Parceiros
  • Sistema Anglo de Ensino

20/3/2012

Infantil em Notícia



G4 aprende através dos alimentos

O resultado, como não poderia deixar de ser, foi excelente, com as turmas completamente envolvidas
O resultado, como não poderia deixar de ser, foi excelente, com as turmas completamente envolvidas

Desenvolver métodos diversos para facilitar o aprendizado desde os primeiros anos da vida escolar é um dos traços mais marcantes do Rio Branco. Desde cedo os alunos são estimulados de diversas formas para fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula.

As recentes atividades do G4 A e C são um grande exemplo. A professora Ellen Rocha vem trabalhando conceitos matemáticos e tem utilizado os alimentos como ferramenta complementar às aulas. Foram desenvolvidas três atividades, sendo que as duas primeiras estimularam também o debate por uma vida saudável.

Na primeira delas, o Caderno Anglo sugeriu o texto "Como você come?" e abordou hábitos alimentares de diversas culturas ao redor do mundo. Em seguida, a professora trabalhou o livro "O menino que deu a volta ao mundo", história de um garoto que viaja pela Terra e experimenta diversas comidas. No final, ele escolhe o bolo indiano como a melhor de todas. Os pequenos puderam mergulhar na história e experimentar a deliciosa receita que tanto encantou o menino.

Depois foi a vez de trabalhar a importância das frutas e vegetais para manter a alimentação balanceada. Ellen apresentou um vídeo da série Lazy Town em que o personagem que trazia o tema à tona e, a partir daí, os alunos discutiram a importância de se ter uma dieta regrada. Ao terminarem, os alunos prepararam e beberam uma vitamina com as frutas destacadas no episódio.

Por fim foi a vez do "brincando com a pizza". Desta vez, as turmas desenharam pizzas com alimentos saudáveis e escolheram os sabores. Isso feito, foi a vez de se divertir como se a pizza fosse de verdade.

Além de estimular o lado lúdico, as atividades tiveram como pano de fundo a abordagem de conceitos como subtração, adição, contagem, entre outros. O resultado, como não poderia deixar de ser, foi excelente, com as turmas completamente envolvidas e entendendo que aprender brincando é possível.

Veja imagens dessas atividades deliciosas!