Home

Login para pais/alunos com a nova senha:

  • RM:
  • Senha:
  • Participe!
  • Curta o RB no Facebook!
  • Assista ao canal do RB no Youtube!
  • Siga o RB no Twitter!
  • Parceiros
  • Sistema Anglo de Ensino

14/5/2009

Textos Comentados



Léo Fraiman dá dicas para a criação dos filhos

Texto ajuda a encontrar diretrizes para a educação dos filhos
Texto ajuda a encontrar diretrizes para a educação dos filhos

No texto a seguir, Léo Fraiman nos dá de forma didática e organizada um bom roteiro de como criar nossos filhos.

Ao longo de minha vida profissional, tenho ouvido muitos pais jovens, e até mesmo mais experientes, que seria bom se “filho viesse com manual de instruções”. 

Dessa forma, deixo a vocês essa leitura que, apesar de não ser um tratado educacional, mostra de forma simples e concisa que basta seguirmos alguns princípios éticos e morais para podermos ter a certeza de que plantamos uma boa semente.

Espero que aproveitem !
 
Um abraço.
 
Guga
 
 

 

DISCIPLINA

 

Os pais ajudam quando: Os pais não ajudam quando:

 

Quando treinam que os filhos acordem sozinhos com o despertador e arrumem o próprio quarto ao saírem para a escola.

 

Arrumam sozinhos toda a casa, todos os dias, mesmo depois que os filhos acabaram de brincar e deixaram a casa toda em polvorosa.

 

Quando exigem que os filhos têm que falar sobre suas dificuldades escolares, mas confiam na escola e não aceitam dos filhos menos do que eles podem render.

Não dão direito aos filhos de reclamarem, ou quando já chegam a escola brigando com a professora pois ela fez o seu filho sofrer.

 

Quando exigem que os filhos arquem com suas responsabilidades até o fim e honrem a sua palavra, mesmo nas coisas difíceis, demoradas ou complicadas.

 

Encobrem pequenas mentiras dos filhos ou  não exigem que falem sempre a verdade, mesmo que tenham que arcar com pequenos castigos pelos atos que cometeram.

 

Quando oferecem oportunidades para os filhos treinarem sua disciplina. Ex: com uma mesada semanal para eles comprarem o lanche na escola ou até mesmo para que guardem e comprem algum brinquedo que queiram muito.

 

Quando dão tudo o que os filhos pedem, não impõe limites, quando mostram que o dinheiro está sempre disponível, ou ainda ficam com dó e acabam boicotando um ao outro, desdizendo as regras que o pai, professor ou a mãe colocaram.

 
 
Léo Fraiman é psicoterapeuta especialista em psicologia escolar. Mestre em Psicologa pela USP, já publicou diversos livros didáticos voltados a Orientação Familiar e Escolha Profissional, sendo altamene requisitado em palestras nacionais e internacionais.

 

Comente esta notícia!
Envie seu comentário
Digite seu nome completo.


Você deve digitar seu e-mail.Digite um e-mail válido.


Digite seu comentário.