5/4/2012
A inclusão social passa por estar preparado para lidar com pessoas que sofram algum tipo de deficiência e saibam não só respeitá-las como tratá-las de forma igual a qualquer um. Este é um dos principais desafios para as novas gerações e o Rio Branco, que trabalha com o conceito há muitos anos, deu mais uma mostra de que prepara seus alunos para terem a cidadania e espírito coletivo como um de seus traços mais fortes.
Para complementar as aulas sobre deficiência auditiva, os alunos do G4 receberam a visita do senhor Almir Xavier, que tem problemas de audição, e conversaram com ele sobre como é conviver com o problema, os preconceitos que já sofreu e quais pontos já melhoraram ou ainda podem ser mais desenvolvidos para fazer essa barreira física se tornar cada vez menor.
Em um animado bate-papo, Xavier respondeu pacientemente às perguntas e contou um pouco de suas experiências de vida para os alunos entenderem que um deficiente é uma pessoa que, apesar de ter uma limitação natural, deve e quer ser tratado sem nenhum tipo de discriminação.
De quebra, as turmas ainda discutiram e aprenderam mais sobre a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para poder utilizá-la quando conhecerem pessoas que só consigam se comunicar através dela.
Todos prestaram muita atenção e ficaram sensibilizados ao entender os muitos desafios que um deficiente passa diariamente. Além de concluir os objetivos propostos pelo caderno Anglo, os alunos também saíram da conversa com uma grande lição de vida.
Veja fotos do encontro