9/4/2012
Além de oferecer um ensino de primeira linha, o Rio Branco se caracterizou ao longo de sua história por ser uma escola que sempre teve como diferencial a aposta na construção de cidadãos de valores morais sólidos e permeados pela ética e honestidade.
Desta forma, os alunos dos quintos anos falaram sobre a mentira, suas implicações na sociedade e seus inúmeros malefícios. Para tratar o tema com uma abordagem mais lúdica, a professora Ana Maria Mônaco trouxe o livro "Alice no país das mentiras", de Pedro Bandeira.
Com a obra em mãos, Ana Maria pediu que os alunos identificassem as principais mentiras da personagem central da trama e como isso a prejudicava. Além do debate, as turmas também prepararam cartazes com os pontos mais relevantes e fizeram uma reflexão para concluir que a mentira, como diz o ditado, tem pernas curtas e o melhor a se fazer é sempre falar a verdade, mesmo que isso implique em consequências não tão agradáveis.
Para finalizar o debate, a professora agendou com os grupos uma apresentação dos cartazes e todos voltaram ao tema para encerrá-lo e reforçar a ideia de que a mentira só prejudica quem a diz. As apresentações foram um sucesso. No período da manhã as apresentações foram acompanhadas da presença dos alunos do 3º Ano A e da Professora Cristiane Cirello, enquanto isso, no período da tarde a apresentação foi acompanhada pela Professora Nanci Perigo, pelos alunos do 4º Ano B e pela Coordenadora Pedagógica Daniela Campanha que comentou o resultado muito positivo dos trabalhos.
Veja como foi