24/4/2012
Formar alunos com sólidos conhecimentos técnicos nas disciplinas básicas do currículo escolar (português, matemática, física, etc) não é a única meta do Rio Branco. A escola prima por dar aos seus jovens a possibilidade de uma formação cultural ampla e procura aguçar o desejo de suas turmas pelo consumo e estudo das artes.
Desta forma, a professora Thaís Amaral realizou com os primeiros anos do Ensino Médio uma experiência plástica utilizando-se de papel e linhas, um dos elementos básicos do desenho, para criar uma obra com perspectiva tridimensional. A aula baseou-se na obra de Edith Derdyk, renomada artista plástica brasileira.
Antes de partir para a execução do estudo, a professora debateu com os alunos sobre as origens da arte, o ela de fato é e como se apresenta hoje para a sociedade e como suas diversas formas (pintura, escultura) acontecem nos dias atuais. A partir da conversa, os jovens puderam entender melhor esses conceitos e formularam suas próprias ideias a respeito.
Depois foi a vez de pôr no papel as técnicas que ajudaram Edith Derdyk a ganhar fama no mundo. Com o auxílio da professora, os riscos e linhas simples passaram a ter forma e adquirir o aspecto tridimensional que era o objetivo central da aula. Os alunos ficaram encantados com a metamorfose das linhas e não esconderam a admiração com o resultado dos próprios trabalhos.
Veja fotos dessa aula e saiba mais