22/8/2012
Uma simples visita a uma praça é capaz de desenvolver múltiplas habilidades? A resposta é sim e os alunos do G4 sabem disso como ninguém. Os alunos tiveram contato com matemática, português e ciência em atividade desencadeadora na Praça dos Meninos proposta no Caderno 3 do Anglo.
As professoras acompanharam as turmas e o primeiro desafio proposto foi observar o ambiente onde os animais (pássaros, insetos, etc) se desenvolvem, suas características e pontos mais importantes. Cumprida a etapa, os alunos passaram a trabalhar a matemática através da contabilização de elementos presentes no espaço para desenvolver a correspondência numérica. Todos se divertiram e prestaram muita atenção enquanto enumeravam os objetos solicitados.
Mas havia espaço para mais. O português ganhou espaço quando as professoras solicitaram a derradeira tarefa de, já em sala, escrever os nomes dos animais encontrados na visita. As turmas contaram com auxílio nesta etapa, mas demonstraram grande autonomia na hora de executar o exercício e impressionaram pela eficiência nos resultados.
Com o ótimo aproveitamento da aula, o G4 deve voltar às aulas campo em breve. Tomando o conhecimento adquirido nesta última atividade como base, sem dúvida eles aprenderão muitas coisas novas das próximas vezes.
Veja fotos da aula