10/9/2012
Embarcação que costuma fazer a cabeça especialmente das crianças, os submarinos foram tema de experiência para os alunos dos primeiros anos A, B e C do Ensino Fundamental.
Orientados pelas professoras Débora Cano, Adriana Matos e Thaís Milan, as turmas utilizaram apenas uma garrafa PET, uma tampa de caneta e massa de modelar para preparar o protótipo.
A tampa da caneta foi vedada com a massa de modelar e introduzida na garrafa cheia. Como o pequeno reservatório do ar criado na tampa é menos denso do que a água, a caneta tampa fica na parte de cima. Quando as professoras apertaram a garrafa, criaram uma pressão na água que diminuiu o volume do objeto e o fez descer.
A demonstração simples nada mais é do que a aplicação prática do princípio de Pascal, que dizia que quando aumentada a pressão do líquido em um recipiente, também aumenta a pressão nas paredes deste e faz o ar de dentro do objeto diminuir, deixando-o menos denso e fazendo que ele desça.
Os alunos aproveitaram a experiência, acompanharam intensamente e se divertiram muito ao ver a "mágica" acontecendo diante dos seus olhos. O resultado final foi considerado amplamente satisfatório pelas professoras, que já programam novas aulas desse tipo para as próximas semanas.
Veja fotos da aula