12/9/2012
Parte fundamental da formação escolar, a interpretação de texto é trabalhada desde cedo no Rio Branco e a equipe pedagógica é estimulada a buscar soluções criativas para explorar o tema. Foi com essa proposta que a professora Cristiane Cirello propôs uma atividade diferente para trabalhar a compreensão dos textos instrucionais.
Em pleno intervalo, Cristiane colocou os alunos do terceiro ano A para fazer uma "cama de gato", a tradicional brincadeira onde uma pessoa passa o barbante para outra tentando manter um "X". Por trás da atividade simples, a professora aproveitou para trabalhar a interpretação de texto, já que os alunos precisaram ler as instruções e compreendê-las para desenvolver a brincadeira.
Assim que entendeu o que era pedido, a turma passou a desenvolver o jogo e até despertou o interesse dos mais novos, que olharam com curiosidade. Foi quando a coordenadora do segmento, Daniela Colosso, sugeriu que os mais velhos ensinassem a brincadeira aos demais, pedido prontamente atendido.
- Eles ficaram ansiosos e empolgados e ensinaram a brincadeira aos demais. Foi um sucesso, a interação entre as turmas acabou sendo uma troca de experiências riquíssima - comemorou Cristiane.
No fim, além de aprender e treinar a interpretação de textos, os alunos acabaram se divertindo como "professores" dos mais novos.
Veja imagens da atividade