19/9/2012
Fazer os jovens entenderem os diversos tipos textuais é um dos desafios centrais da disciplina de língua portuguesa. O Rio Branco reconhece a importância de desenvolver alunos capazes de expressar suas ideias em texto e incentiva atividades que despertem o lado escritor de cada um.
A professora Roseli Regina aproveitou para desenvolver uma atividade com os sétimos anos A e B e transformar os alunos em jornalistas. Através de uma série de pautas destinadas ao público jovem (uso das redes sociais, músicas do momento, moda, trabalho infantil), as turmas escreveram uma série de textos jornalísticos para abordar essas questões e puderam aprofundar seus conhecimentos neste gênero.
Além de entrevistar algumas pessoas, o trabalho contou com uma vasta pesquisa na internet para dar fundamentos aos jovens embasarem seus textos e construírem matérias mais sólidas. Desde o início a participação foi grande e todos demonstraram interesse, especialmente por se tratar de assuntos de seu cotidiano e com o qual estão familiarizados.
Depois de escreverem as matérias (com auxílio da professora), os jovens montaram painéis e fizeram uma exposição do resultado final, que agradou à professora e movimentou as turmas.
Veja fotos