2/10/2012
Ofecerer aos alunos experiências enriquecedoras e lúdicas é uma das chaves para o sucesso da proposta pedagógica do Rio Branco. Nossos professores são encorajados a procurarem diariamento soluções que despertem o interesse nos alunos e os façam absorver melhor os conceitos.
Nessa linha, a professora Camila Alves desenvolveu com os sextos anos uma aula sobre mumificação, encerrando os estudos sobre o Egito Antigo e os grandes Faraós. Ao repassar as informações mais relevantes sobre um dos períodos mais famosos e estudados da humanidade, a professora encerrou as aulas propondo a 'mumificação' de um dos alunos, que foi voluntário na atividade.
Auxiliada por outros dois estudantes, Camila exerceu o papel de 'sacerdote chefe' e conduziu o processo usando itens simples como papel higiênico e água. A professora simulou cada etapa do processo de mumificação e, de forma lúdica, repassava com os os alunos tudo sobre essa técnica que até hoje fascina os cientistas.
A aula chamou muito a atenção da turma, que se empolgou com a atividade e participou com sugestões e considerações diversas sobre a mumificação e, o rito em que se dava o processo e a era dos Faraós. No final, uma supresa para fazer todo mundo rir: depois de concluídas todas as etapas, a múmia 'ressucitou' e correu para assombrar a todos, provocando risos e encerrando com chave de ouro uma atividade que uniu diversão e muito conteúdo.
Veja fotos e saiba mais