23/10/2012
Uma emocionante viagem no tempo. É assim que pode ser definida a Mostra Cultural de 2012, que teve como temática os 45 anos do Rio Branco. O evento é resultado de um trabalho profundo de pesquisa que envolveu alunos e professores desde o primeiro dia de aula e emocionou os milhares de visitantes que foram reviver as raízes da escola.
Já na entrada um banner gigante das fundadoras Egle Righini Paranhos e Nair Sugimoto e da primeira turma de alunos na antiga casa que hoje abriga a Educação Infantil dava o tom do que estava por vir. Ao entrar, os visitantes puderam acompanhar a evolução da escola através de fotos, apresentações e exposições com o capricho e o requinte que já são marca registrada da Mostra.
A história da escola foi contada muitas vezes traçando um paralelo com os acontecimentos de cada década, assim foi possível ver como o Rio Branco esteve antenado com as mudanças da sociedade e muitas vezes se antecipou a elas, carregando o traço vanguardista que a torna referência no cenário educacional até hoje.
Os logotipos, uniformes, eventos esportivos, momentos históricos... tudo foi retratado e não foram poucos os que se emocionaram ao lembrar dos dias de escola, fossem ex-alunos, pais ou até mesmo professores, muitos dos quais formados e criados no próprio Rio Branco.
Um dos pontos de maior sucesso foi o terminal de consulta de turmas, criado para que os ex-alunos pudessem lembrar de seus colegas de turma. Só para se ter uma ideia do tamanho da história, são mais de 40 mil registros separados por turmas e anos. As apresentações das turmas foram um show à parte e arrancaram aplausos de todos os presentes.
No ato final, a diretora Maria Augusta Paranhos Faro foi homengeada pelos funcionários e o clima de emoção tomou conta de todos. "Coração" do Rio Branco desde que assumiu o lugar de Dona Egle, sua mãe, em 91, Guga, como é carinhosamente chamada por todos, agradeceu a lembrança, mas fez questão de dividir o mérito com todos.
- Não se constrói nada sozinho nessa vida e se não tivesse uma equipe que vestisse a camisa e acreditasse em nossos sonhos, jamais chegaríamos até aqui. Não sou só eu; todos os funcionários, alunos e ex-alunos construíram essa história que começou em 1967 com minha mãe e Dona Nair. Todos estão de parabéns pelo trabalho executado, está lindo e certamente ficará marcado na nossa memória - afirmou a diretora.
O Rio Branco agradece a todos pela visita, aos pais por confiarem o futuro de seus filhos nas nossas mãos e aos alunos e ex-alunos que ajudam a transformar nossa escola em uma experiência de vida única e que dura para sempre. Essa Mostra Cultural, sem dúvida, foi a mais emocionante da história.