1/3/2013
Brincando, as crianças desenvolvem potencialidades; elas comparam, analisam, nomeiam, medem, associam, calculam, classificam, criam etc. A criança que brinca desde bebê, desenvolve a sociabilidade, faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito do outro e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar.
Brincando, a criança está buscando sentido para sua vida e das atividades lúdicas. A criança depende das brincadeiras para ter uma saúde física, emocional e intelectual, saudável!
O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procura companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com o seu brinquedo). A partir daí, passa a desenvolver o conceito de grupo e descobre os prazeres e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.
As crianças do Berçário I e II do Rio Branco possuem em sua rotina diária vários momentos onde o brincar e o lúdico, são atividades prazerosas e ricas, que contribuem para um desenvolvimento saudável e satisfatório.