8/3/2013
As visitas-estudo são complementos oferecidos pelo Rio Branco para que os alunos possam aprofundar os conceitos aprendidos em sala e complementar sua formação geral. Os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio puderam vivenciar essa experiência ao embarcarem para Bertioga ao lado do professor Luiz Gustavo Santos, de geografia.
Ao visitarem o Forte São João e a Trilha do Jaguareguava, os jovens tiveram a possibilidade de acompanhar de perto a preservação do meio ambiente, estudar o impacto das atividades econômicas e sociais nesses locais e ver de perto a manifestação e representação das diversidades do patrimônio cultural.
O primeiro ponto visitado foi o Forte São João, construído em 1532 e tido como a primeira fortaleza construída no Brasil. Além da importância arquitetônica e histórica, o local se destaca por ser totalmente integrado à natureza local. Os alunos viram de perto artigos de séculos atrás, como canhões de murada, armas e até uma armadura medieval da época em que o país era colônia portuguesa.
Já na trilha do Jaguareguava os alunos foram acompanhados por uma equipe de biólogos que explicaram o ecossistema da mata atlântica, suas associações e apresentaram os tipos de plantas que se desenvolvem no local. Antes disso, porém, a turma saboreou um delicioso almoço no famoso Pastel de Bertioga.
Os alunos voltaram à noite para a escola e com a bagagem cheia de novos conhecimentos após debaterem com os professores e colegas sobre o que foi visto no litoral. Além de aproveitarem intensamente a experiência, os jovens também puderam desfrutar de um ambiente descontraído ao lado dos amigos.
Veja fotos do passeio