8/3/2013
Palco do nascimento de São Paulo e fonte inesgotável de pesquisa, o Centro Velho de São Paulo foi palco de estudos para os alunos dos sétimos anos, que estiveram no local para aprofundar os conhecimentos abordados nas aulas de geografia e português no primeiro bimestre e compreender a formação do sítio urbano de uma das maiores cidades do mundo.
A aventura começou já na estação Sacomã, onde as turmas pegaram o metrô e foram até o centro. Ao chegarem, os jovens iniciaram o roteiro pelo Pátio do Colégio – local da fundação da cidade -, Solar da Marquesa de Santos, Praça e Catedral da Sé, Edifício Martinelli (primeiro arranha-céu da cidade, construído em 1929) e Mosteiro de São Bento.
Antes de voltar, o grupo ainda foi à avenida Paulista conhecer um dos centros financeiros mais importantes do país. Lá, viram de perto o vão livre o Masp (o maior do mundo) e andaram no parque Trianon, um dos mais tradicionais da cidade.
A pausa para o almoço também foi memorável. Os professores levaram os jovens ao Mercado Municipal e lá eles puderam saborear os mundialmente famosos lanches de mortadela e pastéis feitos na hora e que são marcas registradas da gastronomia paulistana.
Os professores aproveitaram cada ponto de parada para explicar sua importância e relacionar com o que foi aprendido em sala. Os alunos aproveitaram a oportunidade para sanar as últimas dúvidas sobre os temas e encerrar com chave de ouro esse passeio que ampliou o horizonte do conhecimento.
Veja as fotos da visita