21/3/2013
Uma das chaves para os alunos se interessarem por física é conseguir fazê-los entender a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala. Desta forma, o professor Wagner Giubilatto preparou uma aula especial e que despertou a atenção dos oitavos anos.
Os jovens foram surpreendidos com a apresentação e exposição de alguns instrumentos utilizados para aferir medidas, como proveta, pipeta e balão volumétrico. Ao se depararem com as novidades, as turmas ouviram as explicações sobre a finalidade de cada um deles e em seguida partiram para um experimento com água.
O professor utilizou a proveta para medir o volume de água de alguns corpos e verificar as alterações de volume. Os alunos rapidamente entraram no clima da aula e passaram a auxiliar no experimento, além de discutir as mudanças de volume e as razões dessas alterações.
Com a possibilidade de vivenciar a experiência e não apenas estudá-la na teoria, o resultado foi muito mais enriquecedor do que uma aula tradicional e despertou o interesse das turmas, que melhoraram o aprendizado e viram que é possível combinar dever e diversão.
Veja fotos da aula