11/4/2013
Um dos movimentos mais impactantes da história da arte e presente até hoje em diversas obras, o Cubismo foi tema de estudo para os alunos do nono ano no Rio Branco. A professora Thaís Amaral, de artes, desenvolveu um estudo do estilo com os alunos e terminou a aula com uma atividade prática que contagiou a todos.
A professora primeiramente abordou os elementos clássicos do movimento para explicá-lo. Falou sobre a geometrização e distorção das formas, o uso de colagens e cores vivas e apresentou uma série de obras para exemplificar. Em seguida, exibiu uma série de imagens e pediu que a turma identificasse quais eram cubistas e os elementos que indicavam que ela pertencia ao movimento.
Depois da teoria, foi a vez da prática. Os alunos receberam o desafio de aplicar os conceitos aprendidos e transformar um retrato realístico em uma obra cubista do período sintético. Para isso, foram auxiliados pela professora, que relembrou as características do movimento e indicou caminhos criativos para atingir o objetivo.
Rapidamente os jovens entenderam a proposta e demonstraram amplo conhecimento do tema para conseguir criar uma obra cubista. A professora ficou extremamente satisfeita com os resultados objetivos e ainda mais feliz pelo envolvimento que os alunos tiveram na atividade, mostrando que a arte é acessível para todos.
Veja imagens e saiba mais detalhes