Home

Login para pais/alunos com a nova senha:

  • RM:
  • Senha:
  • Participe!
  • Curta o RB no Facebook!
  • Assista ao canal do RB no Youtube!
  • Siga o RB no Twitter!
  • Parceiros
  • Sistema Anglo de Ensino

22/4/2013

Sala de Aula



Alunos usam tecido ósseo para estudar estruturas

A professora Prisila Oriani fez um experimento com ossos de galinha e vinagre
A professora Prisila Oriani fez um experimento com ossos de galinha e vinagre

Iniciativa pioneira do Rio Branco, as aulas de robótica proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico e coloquem seus alunos a par dos avanços da tecnologia e suas implicações no desenvolvimento nos rumos da sociedade. Os alunos são estimulados a cada nova aula em atividades diferenciadas que os fazem refletir.

Os alunos do currículo pleno do terceiro ano usaram o tecido ósseo para entender como a importância da solidez das estruturas intefere em construções como edifícios e casas. A professora Prisila Oriani fez um experimento com ossos de galinha e comparou o corpo humano a uma estutura como um prédio.

Primeiro a turma tentou quebrar os ossos com a mão e viram que não era possível porque o fosfato, o cálcio e o magnésio o tornam muito duros. Em seguida, a professora mergulhou os ossos em vinagre e os deixou dessa forma por uma semana. O resultado foi que a estrutura sofreu as ações do ácido acético e ficou muito mais flexível.

- Assim como prédios construídos à beira-mar que sofrem com a ação da maresia em suas estruturas, com este experimento aprendemos que substâncias ácidas gastam os ossos/esqueletos/estruturas e por isso temos de ter cuidado com materiais escolhidos para construção , também com a nossa alimentação para que os nossos ossos sejam fortes, resistentes e com muitas reservas de cálcio para que mais tarde não venham a partir com facilidade – quando assim acontece as pessoas ficam com osteoporose - explicou a professora.

Dessa forma a turma entendeu que é preciso escolher de maneira adequada os materiais para construir estruturas e evitar que escolhas erradas impliquem em projetos mal feitos e que podem oferecer riscos. Os alunos, é claro, adoraram a aula e absorveram os conceitos e se divertiram bastante.

Veja fotos da aula!