16/10/2013
Seguindo a tradição de promover visitas a campo para complementar os conteúdos aprendidos em sala, o Rio Branco organizou uma visita estudo para os quartos anos na Fazenda de Café Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí, no interior de São Paulo.
Além de conhecer ao vivo como funciona uma fazenda deste tipo, os alunos também mergulharam no contexto histórico: puderam conhecer imigrantes que chegaram ao país para cultivar o café e descobriram como eram as condições de trabalho na época da escravidão e na atual.
Antes da viagem, as professoras Débora Lia e Sandra Matilde explicaram em sala a história e lendas envolvendo o café e os tipos de grão existentes. Além disso, os jovens debateram sobre o modo de cultivo, a época ideal e as diferenças entre passado e presente em uma das atividades mais tradicionais da nossa história.
Enquanto passeavam pelo local, os jovens puderam entender e ver na prática como funciona a cafeicultura e sanaram suas dúvidas com os instrutores. A cada descoberta, o grupo fazia comentários e era auxiliado pela professora, que pôde mostrar na prática como para o café chegar à nossa mesa é necessário um longo e complexo processo.
Confira como foi a visita!