Home

Login para pais/alunos com a nova senha:

  • RM:
  • Senha:
  • Participe!
  • Curta o RB no Facebook!
  • Assista ao canal do RB no Youtube!
  • Siga o RB no Twitter!
  • Parceiros
  • Sistema Anglo de Ensino

14/8/2009

Vestibular



Dobra número de matriculados em graduação a distância

Conheça os pontos fortes e fracos do ensino a distância.
Conheça os pontos fortes e fracos do ensino a distância.

Fonte: Folha Online/Fovest

Imagine cursar uma universidade sem salas de aula, horário de entrada e de saída nem conversa no fundão. Professor, só pela tela do computador. E você estuda onde e a hora em que quiser.

Interessado? Assim são os cursos de graduação a distância, modalidade que cresce em ritmo vertiginoso no país e oferece cerca de 1,5 milhão de vagas em 145 instituições, das quais cerca de 70 públicas.

Apenas entre 2007 e 2008, o número de alunos matriculados em cursos a distância quase dobrou, saindo de 397 mil para 761 mil pessoas - a participação dessa modalidade no ensino superior saltou de 4,2% para 7,5%.

Se a entrada parece convidativa, a saída também se mostra um caminho fácil: a evasão chega a 70% em alguns casos. Segundo os coordenadores dos cursos, para obter sucesso nesse tipo de curso são necessárias organização, disciplina e concentração para conseguir estudar em casa ou no trabalho.

Esses fatores também elevam a faixa etária dos matriculados na graduação a distância na comparação a tradicional. Cerca de 68% dos alunos têm mais de 25 anos, afirma o censo de 2008 da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

"Quem pensa que o curso é de final de semana se dá mal. Nosso aluno tem de estudar ao menos 24 horas semanais", diz Daniel Mill, coordenador de educação a distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No último vestibular, a universidade ofereceu na modalidade 650 vagas em cinco cursos. As inscrições neste ano começam em dezembro.

Em 2007, o Enade (exame do Ministério da Educação que avalia universitários) revelou que alunos de cursos a distância se saíram melhor do que os de presenciais em 7 de 13 áreas em que houve a comparação.

Mas não é sempre que educação a distância significa qualidade: em 2008, o MEC mandou desativar 1.337 pólos de educação a distância no país – são mais de 5 mil.

Como funcionam as aulas?

No ensino a distância, as aulas são em vídeo ou com material didático disponibilizado na internet. Dúvidas são tiradas on-line com o professor ou nos pólos - espécie de filiais da instituição, onde ocorrem as provas.
 

Comente esta notícia!
Envie seu comentário
Digite seu nome completo.


Você deve digitar seu e-mail.Digite um e-mail válido.


Digite seu comentário.