9/8/2009
fonte/foto: www.centroaugustocury.com
Nestes tempos complexos em que a Educação tem levantado tantas questões e inspirado tantos estudos e debates, o pensamento e a obra de Augusto Cury sobre o papel da escola e do ensino assumem uma atualidade e uma importância relevantes.
No livro “Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes”, Cury reflete sobre a educação como uma ferramenta de transformação da humanidade. Relata-nos, ao longo destas páginas, a história de Romanov, um professor original, inovador e muitíssimo inteligente, que traz para cada sala de aula o sol da criatividade e a luz do pensamento crítico.
Abaixo, uma resenha do livro feita pela professora Cristiane Cirello, do 4º ano A, do Ensino Fundamental I.
FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES de Augusto Cury
Filhos conhecem o prefácio da história de seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.
Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.
Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.
Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio.
A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz a escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.
Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão.
Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.
Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.
Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.
Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam: em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.
Podemos apontar quatro preceitos básicos para explorar o potencial intelectual que todos temos:
1. Debater e expressar pensamentos e sentimentos.
2. Compreender as limitações e ser humilde.
3. Buscar novos caminhos sem medo.
4. Duvidar e criticar tudo o que chega até nós.
Enfim, analisar e criticar impede que a inteligência atrofie e desenvolve a autonomia, principal arma na luta contra a Síndrome do Pensamento Acelerado e contra o consumismo que nos atinge desde a mais tenra idade.
“Você nunca sabe o que acontecerá no dia amanhã. O ideal não é esperar grandes mudanças para produzir grandes atitudes. Hoje você tem seus filhos, sua esposa, seu marido, seus pais, seus amigos e colegas de trabalho. Eles são um grande tesouro. Mas será que você tem explorado esse tesouro? Será que você não se enterrou no solo de suas
preocupações, no terreno da sua ansiedade?
Saia do labirinto e refaça a sua agenda. Saia para amar, conquistar novos caminhos, abrir novos horizontes, ser líder de seu próprio mundo.”
Augusto Cury
-Você tem ensinado a matemática da emoção para seus filhos e para sua vida?
REFLITAM E TENHAM UM ÓTIMO DIA.
Cristiane Aparecida Bom Cirello
Professora do 4º ano A - Ensino fundamental
Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Pós graduado em psicologia Social, com pesquisa na Espanha na área de Ciências da Educação, é fundador da Academia de Inteligência, um instituto que promove seminários, cursos e treinamentos sobre qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência lógica, emocional e multifocal.