10/6/2009
Fonte: Fovest/Folha Online/G1
O Ministério da Educação (MEC) confirmou a nova data para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): dias 5 e 6 de dezembro. O exame foi cancelado após suspeitas de fraude.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, fez o anúncio em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira, dia 6, após encontro com o ministro da Justiça, Tarso Genro.
USP e Unicamp ficam de fora do Enem
A Universidade de São Paulo (USP) decidiu nesta quarta-feira, dia 7, não usar a nota do Enem no vestibular da Fuvest 2010. Segundo a instituição, a mudança ocorreu por "razões operacionais". A prova representaria um acréscimo de até 20% na nota final do candidato na primeira fase, que agora passa a ser composta apenas pelos pontos obtidos na prova do dia 22 de novembro.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também informou que não utilizará o Enem neste ano pelos mesmos motivos. Conforme previsto em edital, o Inep – órgão do MEC responsável pelo exame - deveria entregar o resultado das provas à universidade até o dia 30 de novembro para que as notas pudessem ser contabilizadas sem mudanças no calendário da instituição.
Na prática, a decisão afeta pouco o vestibulando da Unicamp: a única diferença é que a nota da primeira fase, em vez de ser composta pelo Enem (20%) e pela prova do dia 15 de novembro (80%), será calculada apenas com a nota obtida pela prova da universidade.
Lembrando que as inscrições para o vestibular da Unicamp terminam nesta terça-feira, dia 6, e podem ser feitas exclusivamente pela internet. Os candidatos têm até quarta-feira, dia 7, para pagar a quantia de R$ 115 da inscrição.