12/7/2009
Fonte: Folha Online
O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, divulgou nesta segunda-feira (7) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado neste fim de semana. O resultado chegou a ser liberado ontem, mas estava errado.
Veja a prova deste ano - Parte 1 (sábado) e Parte 2 (domingo).
No domingo, por cerca de seis horas, o site do Inep divulgou gabarito em que, dependendo da versão da prova - eram quatro para cada dia -, havia uma resposta indicada como correta. Mas, segundo o MEC, os gabaritos estavam incorretos.
Esta não foi a única peculiaridade desta edição do exame, adiado por dois meses por conta do vazamento do conteúdo. A prova de 2009 é a campeã em abstenção. Segundo dados preliminares, 39,5% dos candidatos não compareceram. Em números absolutos, significa que, dos 4,1 milhões de inscritos, cerca de 1,5 milhão faltou à prova. No ano passado, foram 27,3%.
O Inep afirmou que o grande número de ausências se deve ao fato de que várias universidades desistiram de usar o Enem por conta do adiamento, já que o novo prazo para divulgação dos resultados passou a ser incompatível com o ano letivo.
Prova
Muitos professores consideraram a edição atual como a prova mais difícil da história do exame. No sábado (5), os estudantes tiveram quatro horas e meia para responder a 90 questões, sendo 45 de ciências da natureza e 45 de humanas. No domingo, o aluno teve uma hora a mais de prova, porque, além das 45 questões de linguagens e das 45 de matemática, houve também a redação, que teve como tema a "ética no Brasil".