11/3/2010
Comer, comer, comer, comer, é o melhor para poder crescer...
Embora cada região do planeta possua as próprias especiarias, na Europa, a partir das Cruzadas, desenvolveu-se o consumo das variedades oriundas das regiões tropicais, oferecidas pelo mundo islâmico. Para atender a essa demanda, ampliou-se o comércio entre o Ocidente e o Oriente, através de várias rotas – terrestres e marítimas – que uniam não apenas a Europa internamente, mas esta e a China (rota da Seda) e as Índias (rota das especiarias).
Portugal, seguido pela Espanha, organizaram expedições para a exploração de rotas alternativas (um caminho marítimo) para o Oriente. O projeto português previa um ciclo oriental, contornando a África, enquanto que o projeto espanhol apostou no ciclo ocidental, que culminou no descobrimento da América.
Entrando no clima dos descobrimentos e cruzadas, as turmas dos 4ºs Anos foram até o restaurante preparar uma receita que levava canela, e aproveitando o ensejo, as professoras Cristiane Adriana trabalharam uma receita do bolo de fubá, sua origem , como interpretá-la e escrevê-la.
Fubá: (Palavra herdada dos Africanos para designar farinha). Pó obtido pela moagem fina do milho cru, seco e debulhado, é um tipo de milho duro, que é usado na produção do fubá e os responsáveis pela utilização intensa do milho foram os portugueses, eles transformaram a farinha produzindo assim deliciosos pratos como: papas, mingaus, pudins, broas, creme de milho e outros.
Bolo de Fubá
Ingredientes
1 xícara de fubá.
1 xícara de farinha de trigo.
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
4 ovos
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de Preparo
Em uma bacia, coloque os ovos, o açúcar, a farinha, o fubá e mexa. Acrescente o leite com o óleo, previamente fervidos e por último o fermento.
Leve ao forno e quando estiver pronto, polvilhe açúcar e canela.
Não esqueça de untar a forma e polvilhar farinha,o forno deverá ser pré-aquecido, assim o bolo ficará fofinho! Outro segredo dessa receita? Para o bolo ficar úmido, ferva o leite com o óleo, garantia de sucesso no chá da tarde ou no lanche das crianças.
Ficou com água na boca? Então anote a receita e curta as fotos das turmas com as mãos na massa!!