26/7/2010
Quando a escola adotou o sitema de aprendizagem da MenteInovadora Mind Lab, mais um diferencial foi somado ao currículo de nossas crianças.
Em sintonia com as recentes descobertas da neurociência: o cérebro é elástico e ele se reiventa e cria novos neurônios, novas conexões, novas funções, nossa escola inova mais uma vez, e traz para o ABC a metodologia do "aprender a aprender".
A Metodologia do Projeto MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio para o desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais e éticas. Compõe-se, dentre outros elementos, de Métodos (nomeados por metáforas como "Método do Detetive", Método das Aves Migratórias"), que são concebidos como "conjuntos de estratégias de pensamento organizadas didaticamente" (Lefèvre, 1975).
Através dos jogos desenvolvemos a autonomia, a habilidadade de trabalhar em equipe, a atittude pesquisadora, habilidades de planejamento e tomada de decisões, entre outras, que são fundamentais para avida escolar e pessoal da criança
"Método é um caminho em direção ao conhecimento".
As vantagens para os alunos são: aprender sem perceber, e o melhor, com prazer, desenvolver habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais, melhorar o desempenho escolar,a concentração e acima de tudo auxilia no desenvolvimento para a vida futura, já para os pais são o auxílio da preparação dos filhos para diversas situações da vida adulta, a melhora expressiva no rendimento escolar e a melhor parte, o aumento da interação entre pais e filhos.
Estudos na Universidade de Yale, concluem que o aprendizado de princípios estratégicos, que orientam o raciocínio em situações de complexa escolha, melhora a performance nos jogos de pensar e também nos testes de habilidade verbal e de matemática, assim, guiados pela visão de desenvolver nos nossos alunos nas habilidades de tomar decisões , resolver problemas e participar ativa e inteligentemente do trabalho em equipe fez com que a equipe pedagógica desse mais um passo em benefício da educação e do futuro.
Acompanhe algumas fotos dos alunos do G4 e G5 e em breve dos alunos do Fundamental I.