Home

Login para pais/alunos com a nova senha:

  • RM:
  • Senha:
  • Participe!
  • Curta o RB no Facebook!
  • Assista ao canal do RB no Youtube!
  • Siga o RB no Twitter!
  • Parceiros
  • Sistema Anglo de Ensino

27/7/2010

Rio Branco Indica



Emoção Art.Ficial

1 de julho a 5 de setembro - 
Centro Cultural Itaú
1 de julho a 5 de setembro - Centro Cultural Itaú

As férias estão chegando ao fim, mas as oportunidades de bons momentos em família, não.
Uma ótima pedida é um dia todo reservado para descobrir e explorar a Avenida Paulista, não só pelo apelo histórico - foi a primeira via asfaltada em São Paulo em 1909 com materiais importados da Alemanha,ícone paulistano -  mas também pelo aspecto cultural.

O MASP ( Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand )é considerado hoje, o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, por possuir o mais rico e abrangente acervo. São cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. aos dias de hoje.
São destaques da Coleção do MASP as obras de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna e Ticiano, na Escola Italiana.
A convite do “Musèe d’Orsay” o MASP integra desde 2008, o “Clube dos 19”, que congrega os 19 museus cujos acervos são considerados os mais representativos da arte européia do século XIX, como o Musèe d´Orsay, The Art Institute de Chicago, Metropolitan de Nova York, entre outros.
Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o acervo do museu vem sendo enriquecido e  ampliado através de doações de pessoas físicas e de parcerias com empresas e instituições.

Por toda a extensão da avenida, há exposições e oportunidades para todos os gostos e bolsos.

A Casa das Rosas,por exemplo, que tem este mês a exposição "Viva Pagú" em homenagem aos 100 anos de Patrícia Galvão - "Musa trágica da revolução" nas palavras de Carlos Drummond de Andrade.

Na maioria dos bancos da avenida há centros culturais como no Banco Itaú, 149 da avenida, onde há a exposição "EMOÇÃO ART.FICIAL 5.0: AUTONOMIA CIBERNÉTICA".
Mais de 400 mil pessoas já foram tocadas por emoções artificiais. Esse é o número de visitantes das quatro edições anteriores da Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural. Desde 2002, as mostras não só exibem, mas também ajudam a fazer a história da arte do nosso tempo.
Agora, em 2010 a bienal é norteada pela noção de autonomia cibernética, pela evolução de regras e padrões derivados dos comportamentos emergentes das próprias máquinas. Grosso modo, é como se as máquinas percebessem que seu próprio comportamento leva a coisas vantajosas ou prejudiciais aos seus objetivos. Com isso, podem mudar de ideia e agir como se tivessem “personalidade”.
Para discutir, refletir e provocar as mentes inquietas para ideias tão complexas, a bienal vem sempre acompanhada de um simpósio internacional, que coloca em debate pensadores de diversas áreas.
Para quem quiser diversão, interação ou reflexão as portas da Emoção Art.ficial 5.0 estarão abertas. Em cartaz entre 1º de julho e 5 de setembro de 2010, na sede do Itaú Cultural em São Paulo.
As instalações vão do luxo ao simples em um piscar de olhos, um braço robótico a desenhar os expectadores, um campo de "alecrins metálicos"levados ao sabor dos ventos captados pela biruta instalada no topo do prédio, e grandes aracnídeos que com seus sensores reagem a presença humana,enfim, uma exposição que merece a atenção da "geração cibernética" e pronta para viver "emoções artificiais".

As refeições também dependerão do bolso e do gosto da turminha, podem ser feitas na praça de alimentação do Shopping acompanhados de uma sessão de cinema regado a muita pipoca e refrigerantes, ou há outras opções ao longo de toda avenida como "Fast Foods"ou mesmo aquele cachorro quente em frente ao parque Trianon e aproveitar um oásis verdinho em meio a metrópole de aço, concreto e vidros, sem mencionar as lembranças do "flea market", tanto na praça, como no vão livre do MASP.

Bom passeio!

 

MASP

Centro Itaú Cultural

Casa das Rosas

Comente esta notícia!
Envie seu comentário
Digite seu nome completo.


Você deve digitar seu e-mail.Digite um e-mail válido.


Digite seu comentário.