19/10/2010
Esse trabalho teve a intenção de comparar as consequências da agricultura em curva de nível e sem curva de nível para o solo em terrenos íngremes. Perceberam as consequências do uso de técnicas incorretas de plantio em relevos íngremes. Os alunos observeram que na maquete onde não há curva de nível a quantidade de terra que escorre do morro é muito maior, isto é, o terreno sofre erosão mais intensa, desgastando o solo.
Os alunos concluiram que, como o plantio de café no Vale do Paraíba foi feito sem o uso de curvas de nìvel, as chuvas provocaram o desgaste e empobrecimento do solo, devido ao tipo de relevo da região. Perceberam que a utilização de técnicas agrícolas inadequadas levam à ruína o meio ambiente e consequentemente, a cafeicultura do Vale.
"O uso do solo", não pode ser considerado um recurso renovével, devido ao longo tempo e às condições envolvidas em seu processo de formação. Assim, uma vez arrastado pelas enxurradas decorrentes das chuvas de verão, pode levar muito tempo para ser recuperado.