26/10/2010
Neste ano em que o mundo celebra o ano Internacional da Biodiversidade, o Rio Branco desenvolveu com seus alunos pesquisas para a XXI Mostra Cultural cujo tema gerador é "A interferência do homem na Biodiversidade".
A primeira ação dos professores e alunos foi refletir sobre o que descreve a Biodiversidade como forma de vida e a interferência do homem sobre ela.
A partir disso, e considerado a curiosidade do grupo da Educação Infantil, pesquisaram Aves, Animais Aquáticos, Insetos e Mamíferos.
O sentido investigativo dos alunos do Fundamental I conduziu as pesquisas sobre Plantas Medicinais, Espécies Marinhas, Rio Tiête, Água e Vegatais X Alimentação.
No fundamental II, a argumentação e a articulação fundamentaram pesquisas sobre: como surgiu a vida na Terra, a extinção dos seres vivos, impactos ambientais do clima e energias alternativas.
A pesquisa científica e intervenção determinaram ao Ensino Médio reflexões sobre a Biodiversidade Humana, Biotecnologia e Biodiversidade e O Mundo e a Biodiversidade.
Leituras, visitas-estudos e pesquisas sobre o tema reforçaram em todos os alunos - da educação infatil ao ensino médio - a certeza de que a proteção da biodiversidade é muito importante.
Expandir ao público o significado da Biodiversidade, o porquê da necessidade de sua proteção e as possíveis intervenções para sua manutenção dna Terra constituem o grande objetivo desta XXI Mostra Cultural do Rio Branco.
"Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido"
Leonardo da Vinci
Confira este evento.