12/11/2010
Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, pula-sela, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.
Os alunos dos 1ºos anos A e B conheceram essas diversas brincadeiras, e tiveram a oportunidade de confeccionar um desses brinquedo, o telefone de lata. Fazendo isso puderam perceber as diferenças das brincadeiras de antigamente com as brincadeiras atuais.
Entenda como funciona o telefone de lata: As Ondas Sonoras são Ondas Longitudinais que consistem numa série de Compressões, seguidas de Rarefacções, e que se propagam através de Meios como o ar, a água ou os sólidos. As Ondas Sonoras propagam-se muito melhor, e mais rapidamente, nos materiais sólidos do que no ar.
Quando alguém fala ou emite um som, o ar ondula ou vibra. Os nossos ouvidos captam as vibrações de som, ou ondas de som, e enviam-nas para o nosso cérebro. Só então ouvimos o som.
Quando se aplica tensão ao fio e falamos para uma das latas do telefone, o som vibra pelo fio esticado até à outra lata. A pessoa do outro lado do telefone ouve a mensagem após os seus ouvidos captarem as vibrações de som e as enviarem para o cérebro para serem processadas.
fonte: Museu da Comunicação.