22/3/2011
Por definição, um herbário é uma coleção dinâmica de plantas secas prensadas, de onde se extrai, utiliza e adiciona informação sobre cada uma das populações e/ou espécies conhecidas e sobre novas espécies de plantas. Ou seja, é uma ferramenta que ajuda a entender melhor o universo das plantas para prevenir o desmatamento e ajudar na recuperação de paisagens degradadas entre outros benefícios.
Atenta às questões referentes à extinção da mata nativa e seus consequentes desdobramentos como aquecimento global e alterações drásticas no ecossistema, a professora Cristiane Bom Cirello, do quarto ano A do Ensino Fundamental, criou com os alunos um hebrário para que eles vivenciassem a prática do cultivo de plantas e identificassem a importância científica da iniciativa.
A atividade surgiu como complemento ao estudo das plantas, tema abordado atualmente no bimestre. Orientados pela professora, os alunos construíram um herbário, alternando diferentes folhas, flores e caules e puderam ver na prática como os vegetais têm função determinante para o desenvolvimento sustentável.
Entretidos, os jovens acompanharam atentamente as instruções e compreenderam a importância da preservação da natureza para garantir um mundo saudável para as próximas gerações. Veja como foi.