12/4/2011
5 dias,500 mil peças,6 mil voluntários, e 31,19 metros, estes são os números da "empreitada" que a Lego trouxe para o Brasil, quebrar o recorde do Chile - 30,4 metros de altura - "Estamos orgulhosos por promover um evento que ressaltou entre as crianças a importância do trabalho em equipe. De forma lúdica e divertida, os participantes se uniram para quebrar o recorde da LEGO Tower e colocar o Brasil na história deste projeto mundial", disse Robério Esteves, diretor de operações da M.Cassab, distribuidor oficial da LEGO no país.
Antes do Brasil, quem detinha o recorde era o Chile, com uma torre de 30,94 metros, construída no final de 2010. O projeto Lego Tower já vem sendo realizado há 22 anos, começando em Londres, em 1988. Um total de 43 cidades, em 31 países, já detiveram o título anteriormente. A torre brasileira fica exposta ao público até o próximo dia 14 (quinta-feira).
Com 31,19 metros, a torre de Lego construída no estacionamento de Shopping Center Norte, na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, se tornou a maior obra feita com as peças do brinquedo no mundo. Na tarde deste sábado, dia 9 de abril, o ex-jogador da Seleção Brasileira Cafu colocou a última peça da torre (com alguns centímetros), o suficiente para ultrapassar o último recorde registrado em novembro do ano passado.
Não faltou emoção enquanto Cafu ajudava a finalizar a obra a mais de 30 metros de altura.O vento forte fazia tanto a torre quanto o guindaste balançarem sobre a Marginal Tietê. O ex-jogador comparou os momentos com os jogos contra a França. “O Zidane dava para controlar, o vento de hoje, não”, brincou Cafu, que fechou uma parceria com a marca de brinquedos. A Lego deve patrocinar a Fundação Cafu, que o ex-lateral direito da seleção mantém no Jardim Irene, na Zona Sul de São Paulo.
O público pode visitar a torre até a próxima quinta-feira, dia 14 de abril e participar de workshops em tendas localizadas sob a torre. Na sexta-feira, 15 de abril, começa a desmontagem. Desde 1988, a Lego promove montagens de torres gigantes ao redor do mundo. A ação já passou por 43 cidades espalhadas em 31 países.