13/5/2011
O Instituto Butantan é um dos maiores centros mundiais na produção de soros e vacinas. Para se ter uma ideia, nada menos que 80% das vacinas utilizadas no Brasil são produzidas lá.
Com o intuito de mostrar aos alunos do segundo ano do Ensino Médio como funciona um centro de pesquisa e mostrar as características de seres vivos microscópicos, o Rio Branco agendou uma visita ao renomado instituto.
Durante a estadia, os alunos tiveram a oportunidade também de conhecer o Museu Biológico, que apresenta uma série de animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões e outras espécies que são objeto de pesquisa. No final, uma passada no Museu histórico, que traz toda a trajetória do Butantan, foi o último ponto de parada antes do retorno à escola.
Interessados pelo tema, os jovens fizeram uma série de perguntas aos monitores e acompanharam atentamente as instruções. Tudo para garantir o melhor aproveitamento possível da experiência - que ainda não terminou, já que um biólogo ainda virá ao Rio Branco para ministrar uma palestra sobre animais peçonhentos e trará algumas espécies vivas para demonstração.
Veja como foi!